Falaremos, esta noite, do Trabalho. Falaremos do que
significa o trabalho sobre si em relação às emoções negativas. O Trabalho diz:
"Tens o direito a não ser negativo". Observem que o Trabalho não diz:
"Não tens direito a ser negativo." Um dos sinais pelos quais se pode
distinguir entre um ensinamento falso e um ensinamento verdadeiro é que o
ensinamento falso insiste que se faça algo que não se pode fazer ou estabelecer
como regra. É sinal de um ensinamento falso, por exemplo, obrigá-lo a prometer
algo, ou a jurar, ou fazer um voto de silêncio, e assim sucessivamente. Um
homem - um homem comum - não pode cumprir uma promessa em todas as
circunstâncias, porque não é uma pessoa, mas, ao contrário, várias pessoas. Uma
pessoa, um "Eu" nele, pode prometer ou até amarrar-se por um
juramento. Outros "Eus" nele, entretanto, não quererão reconhecê-lo.
Supor que um homem pode prometer alguma coisa é supor que já é uno, uma unidade
- quer dizer, um homem que só tem um "Eu" real, permanente, que o
controla e, assim, uma só vontade. Mas um homem tem muitos "Eus" e
muitas vontades diferentes. Suponhamos que o Trabalho estabeleça uma regra
deste teor: "Não deve ser negativo. Deve jurar que não será nunca
negativo. Se não cumprir esta promessa, terá que abandonar o Trabalho." Se
o Trabalho dissesse isso, significaria que pressupõe que o Homem pode fazer.
Mas o Trabalho diz que o homem não pode fazer e que isso é preciso perceber por
meio da observação de si. Se prossegue imaginando que pode fazer, se continua
pensando que sempre recorda e cumpre seu propósito, então não haverá lugar em
você para o Trabalho e o Trabalho não poderá ajudá-lo. Não sentirá seu
desamparo interior. Se começa a sentir seu desamparo interior de um modo
correto, sentirá a necessidade do Trabalho, para que o ajude. Como o Trabalho
pode ajudá-lo? Só pode ajudá-lo se você começar por obedecê-lo. Sentir a
necessidade do Trabalho é sentir que precisa de algo para servir de guia. Se
deixa que alguém o guie, é melhor que o obedeça. É preciso que trate de obedecer
ao Trabalho. Entretanto, se não entende nada, não pode obedecer ao Trabalho.
Por isso é necessário pensar naquilo que o Trabalho ensina, para que fique
gravado claramente em sua mente. É preciso que pense, por si mesmo, com seus
pensamentos mais genuínos e pessoais, naquilo que o Trabalho está sempre lhe
dizendo. Se pensar dessa maneira, profunda, íntima e pessoal, verá que o
trabalho lhe diz mais sobre o que tem de fazer do que sobre o que não tem de
fazer. Agora, bem, as pessoas muitas vezes perguntam: "Que é que tenho que
fazer?" Por esse lado, o Trabalho só diz duas coisas definidas:
"Lembre-se de si mesmo" e "Observe-se a si mesmo." Isso é o
que você deve tratar de fazer. Por outro lado, o Trabalho diz muitas coisas sobre
o que não deve fazer. Diz, por exemplo, que deve tratar de lutar contra a
identificação, de lutar contra a mecanicidade, contra a conversa mecânica e
equivocada, contra todo tipo de consideração interior, contra todo tipo de
auto-justificativa, contra as diferentes imagens de si mesmo, as formas
especiais de imaginação, a antipatia mecânica, contra todas as variedades de
auto-compaixão e auto-valorização, os ciúmes, os ódios, com a vaidade, a
falsidade interior, a mentira, o auto-convencimento, os preconceitos, etc. E
fala expressamente de lutar contra as emoções negativas em seu conjunto. Às
vezes se encontra no Trabalho uma pessoas ansiosa e desejosa de saber
exatamente o que fazer. Em geral as pessoas que fazem essa pergunta só prestam
atenção exterior e não interior. Como sabem, o Trabalho começa com a atenção
interior. A observação de si é atenção interior. Uma pessoa deve começar por
ver a si mesma, a que se assemelha e o que lhe acontece - por exemplo, é
preciso que veja por meio da atenção interna suas próprias emoções negativas,
em lugar de ver só as das demais pessoas por meio da atenção exterior. É
preciso que veja o que significa identificar-se com suas emoções negativas e o
que significa não identificar-se com elas. Uma vez que o veja, já conseguiu a
chave para entender o aspecto prático do Trabalho. As primeiras etapas do
Trabalho se chamam, às vezes, "limpeza da máquina". Uma pessoa que
constantemente diz: "Que deveria fazer?", depois de haver ouvido o
ensinamento prático do Trabalho algumas vezes, assemelha-se a um homem que tem
um jardim cheio de ervas daninhas e diz, ansiosamente: "Que deveria
plantar nesse jardim?, Quais plantas poderiam crescer nele?". Mas a
primeira coisa que tem a fazer é limpar o jardim. Por isso o Trabalho enfatiza
o que não deve ser feito - quer dizer, aquilo que é preciso deter, aquilo ao
que não se deve ceder, o que se deve impedir, o que não se deve alimentar mais,
o que se deve limpar na máquina humana. Porque entre nós não há ninguém que
tenha máquinas lindas e novas quando entra nesse Trabalho, e sim máquinas
oxidadas, sujas, que necessitam de limpeza diária e, por certo, uma limpeza
radical no começo. Uma das maiores formas de sujeira são as emoções negativas e
o abandono habitual a elas. A maior sujeira no homem é a emoção negativa. Uma
pessoa habitualmente negativa é uma pessoa suja, no sentido do Trabalho. Uma
pessoa que sempre pensa coisas desagradáveis das demais, que não simpatiza com
ninguém, que tem inveja, que sempre tem algum motivo de queixa, alguma forma de
compaixão de si mesma, que sempre sente que não é tratada com justiça, tal
pessoa tem a mente suja no mais verdadeiro e prático dos sentidos, porque todas
essas coisas são formas de emoções negativas e as emoções negativas são sujas.
Agora, bem, o Trabalho diz que tens o direito a não ser negativo. Como se
assinalou antes, não se diz que não tens o direito de ser negativo. Examinando
a diferença ver-se-á como ela é grande. Sentir que se tem o direito a não ser
negativo significa que se está bem encaminhado para o verdadeiro trabalho sobre
si em relação aos estados negativos. Ser capaz de senti-lo atrai a força que o
ajuda. Mantendo-se erguido, por assim dizer, em si mesmo, em meio a toda a
desordem da negatividade, e sentir e saber que não é necessário perder-se nessa
desordem. Dizer esta frase de modo correto para si mesmo, experimentar o
significado das palavras "Tenho direito a não ser negativo", é, na
realidade, uma forma de lembrança de si, de sentir um indício do verdadeiro
"Eu" que se levanta sobre o nível de seus "Eus" negativos
que todo o tempo repetem que tens todo o direito a ser negativo.
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