sexta-feira, 12 de julho de 2013

TIPOS DE HOMENS

 
Em nosso Trabalho temos sete tipos de homens e com isso também o seu nível de evolução, ou seja, sua situação na Terra. De uma maneira geral  as pessoas que conhecemos no dia a dia são um tipo de 1, 2 ou 3. Dificilmente são os tipos 4, 5, 6 ou 7.
Primeiro vamos falar sobre o homem número 1 seu centro de gravidade situa-se no centro motor, queremos dizer que em sua vida tudo gira em torno de movimentos e para ele isto é o mais importante. Sua mecanicidade e seu sono estão situados nos movimentos e repetições de fatos relativos a decorar frases e assuntos; também o seu centro instintivo é o que o conduz na vida. O mais importante para esse homem é a aventura, o esporte, a dança e frases estereotipadas. A vida para ele é comer, beber se movimentar e repetir constantemente fatos. Até sexualmente ele mecaniza e decora fatos que viu e decorou e engana a si mesmo se satisfazendo com repetições no dia a dia; ele é puramente motor, ao falar, ao comer, dançar, etc... Não há novidade em sua   vida, tudo é repetitivo e mecânico até a sua maneira de dormir e viver.
O homem número 2 é emocional. tudo é emoção, não gosta de ginástica nem de esforço físico, só gosta de sentir emoções e tudo para ele é sofrimento ou  alegria, tudo de forma mecânica  e casual. Uma hora gosta de uma pessoa, no momento seguinte de outra, num determinado momento está apaixonado e no outro odeia e despreza. Num momento fala bonito e diz poesias fantásticas e no momento seguinte vocifera e diz palavrões. Seu sentimento é quem conduz sua vida. Anda cegamente sentindo em si a menor partícula de uma emoção e tudo para ele é buscar emoções Para poder viver delas, sem contudo, se esforçar fisicamente. Seu sexo é para buscar novidade e se diz apaixonado por qualquer pessoa ou ato.
O homem número 3 é o intelectual, sua cabeça é o centro de sua vida. Vive na fantasia e imaginação, para fazer qualquer pequena coisa, pára e julga que está pensando; fica conjeturando e lendo, vive dos livros e fantasia seus conhecimentos achando que é o que escreve ou lê. Quando lê aventuras, é um aventureiro; quando lê um romance, sofre; acha que sabe tudo e tem resposta para tudo, mas na prática é zero. Nada consegue fazer a não ser escrever ou ler, isso quando não fica olhando as coisas e imaginando fantasias. Não consegue nem lavar nem limpar nada . Não possui iniciativa para nada, tudo que faz é se mexer de um lado para o outro, esperando que as coisas aconteçam. E fica julgando a todos com seu ponto de vista achando que só está certo o que ele sabe. A sua mulher tem que ser bonita, não precisa gostar dele, basta ser bonita e quando aparece outra melhor, ele troca, se não der trabalho. E para a mulher é o homem mais lógico em seus sentimentos, trabalhador, correto, etc... Se falarmos de profissão, o braçal ( dançarino) é o número 1; o intelectual é o vendedor, escritor, cientista, matemático, etc... e o emocional é o ator, poeta, cantor. Para cada um existe uma forma mecânica de existência, os 3 estão dormindo e satisfeitos com seu sono. Nenhum deles está acima de um ou outro, estão iguais na escala da evolução.
O homem número 4 não é fruto da educação, nem da sociedade e nem religioso comum. Ele é um produto de um esforço  sobre si mesmo. Ele possui algo dentro de si que o conduz a uma direção de evolução, não é um homem mecânico. Antes ele foi 1, 2 ou 3 mas algo dentro de si o fez procurar o Quarto Caminho ou uma Escola Espiritual ( Faquir, Yoga, Monge ). Fora disso ele é um desses tipos acima citados. Por mais livros que uma pessoa tenha lido, por mais rígida que seja sua regra de vida, ele não passa de um homem comum, ou seja, tudo lhe acontece. A sua vida é de medo, fraqueza e nada mais. Se faz fofoca, continuará fofoqueiro; se é vegetariano, continuará comendo vegetais, como um coelho sem nada saber ou sentir. Já o homem número 4 estará sempre atento e fazendo algo para conhecer a si próprio, nunca acreditará em si mesmo, sempre estará se observando e percebendo o que acontece em seu redor. é um homem atento, as coisas podem lhe acontecer, tudo pode desabar ao seu redor que permanecerá o mesmo atento e equilibrado. Não vive de imaginação nem de fantasia, vive perto da realidade, da existência, já possui um centro magnético. Tem uma direção na vida que não confunde com religião. O homem número 4 pode ser católico, judeu, muçulmano ou do candomblé, isto não importa em sua vida o seu objetivo é se conhecer e trabalhar sobre si mesmo para evoluir no  mundo e até dentro de sua própria religião. Conhece suas fraquezas e já luta para vencê-las. Podemos até falar que ele é um homem equilibrado.
Vamos dar o seguinte exemplo: um homem número 1 provocado para uma briga parte para o tapa sem se controlar e se tiver uma arma parte para matar seu semelhante. Age com o corpo físico.. O homem número dois na mesma situação ficará descontrolado e fará a mesma coisa mesmo sendo mais fraco; enfrentará o perigo se expondo sem pensar e sentirá prazer em ver o outro sofrendo. O homem número 3 não brigará no momento, mas pensará num jeito de se vingar ou uma forma de causar traição por meio de vingança. Não sentirá emoção nenhuma, mas satisfação pelo mal que causará no outro. O homem número 4 dificilmente perderá  o controle de si mesmo  e pode até agir violentamente, mas  controlará todos os seus atos e se matar pode ter certeza que foi necessário para sua própria defesa, nunca pode ser levado pela emoção, pela força ou pelo ato de vingança, ele já não é do círculo comum da humanidade, já está dando o primeiro passo para o círculo interno da humanidade. A sua vida já não lhe importa mais dentro da sociedade, o que importa é sua evolução e o seu equilíbrio. Já não é mais atingido pela vaidade, ódio, raiva, orgulho e etc. É um homem equilibrado. Já é aprendiz de feiticeiro, já consegue ver alguma coisa daquilo que um dia poderá ser sua vida que é outra realidade, não a conhecida. O homem número 4 está formando seu segundo corpo que é ainda um embrião de consciência e sua vida já tem momentos de consciência de si, às vezes pode até se distrair, esquecer, mas seu centro é equilibrado. Seu dia a dia é fruto de um esforço pessoal e de atenção. Seu corpo é seu veículo, ele já não é seu corpo físico. Já o homem número 5 já possui Consciência de Si e o 2o  corpo, sua existência não tem paralelo das fraquezas comuns. Só poderá conhecê-lo quem estiver ou for número 4, que perceberá nele o que lhe falta. Nós podemos ver abaixo de nós e um pouco acima não mais. Dentro da realidade em que vivemos, este homem já não sonha, pode até viver no mundo do sonho como vive aqui ou em outros mundos e outras realidades não conhecidas. Para o mundo é apenas um homem , com sua vida comum, para aquele que busca um mestre, alguém que sabe o caminho do despertar.
O homem número 6 pouco sabemos dele pois sua vida pouco dá para ser percebida de uma diferença do homem comum. Somente nos planos espirituais
mais elevados.
O homem número 7 é o perfeito, dentro da evolução humana.

(2o Semestre / 2000) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário