segunda-feira, 14 de setembro de 2015

CONSIDERAÇÃO



Há dois tipos de consideração: a interna e a externa. A consideração interna é aquela que qualquer pessoa possui e que consiste no seguinte: o melhor para mim e o resto para os outros. Ou o melhor é para os meus e o resto é para os outros, ou então, primeiro eu e depois o resto e assim em diante. Se agrado uma pessoa é porque ela me agrada, ou porque tenho interesse nessa atitude, vou lucrar e ganhar com isso. As pessoas, a partir dessa consideração não vêem a outra, só vêem seus interesses. Não conseguem perceber que todos nós participamos de um modo de viver e que nosso Pai Comum trata a todas as pessoas com as mesmas leis. Esse tipo de consideração não precisa de esforço nenhum, e assim não vemos nem o que está acontecendo, nem por que está acontecendo.

A consideração externa para ocorrer tem de ser, acima de tudo, com um esforço de consciência, isto é, uma observação de si, pois sem isso, aquilo que chamamos de consideração, nada mais é do que uma atitude mecânica. A consideração externa é fruto de um trabalho sobre si e não uma atitude que visa lucros nem uma demonstração de educação ou benevolência, para a pessoa se sentir satisfeita com o que fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário