domingo, 12 de junho de 2016

O QUE VER, OBSERVAR

Ao estarmos com atenção em nós de maneira correta, sentindo o corpo, etc. podemos dizer que estamos perto da C.S. Quando olhamos uma pessoa falando, gesticulando ou parada, não devemos esperar ver nada nem querer ver algo, apenas olhar e colocar a atenção no que nos chega, incluindo a nossa pessoa na observação.
Quando queremos ver algo, limitamos nosso nível de observação. Quando apenas procuramos estar presentes, tudo o que nos chega pode ser novo e trazer uma nova explicação daquele acontecimento do momento. Outra coisa que devemos tomar muito cuidado é esperar que por causa de uma mecanicidade de alguém ou nossa, já saibamos o que vai acontecer. Isto é um engano, o inesperado é que aumenta nosso nível de observação, e nisso nos incluímos.
Até nossa postura é observada imparcialmente. Quanto mais natural nos posicionarmos, melhor de se observar. Uma pessoa se coloca imóvel com os olhos fechados, não significa atenção no ambiente em que se encontra. Isto é apenas um relaxamento e a pessoa está mais dentro de si e pouco no local em que se encontra. Como devemos nos posicionar em uma reunião ou em qualquer outro lugar em que se requeira uma atenção de melhor nível?
1 º: Ficar em posição normal e não arrumada, mas que não precise mudá-Ia constantemente, ficar confortável, com os olhos abertos, sem tensão e fazer a voz fluir naturalmente.
2º: Olhar de maneira panorâmica sem se fixar em nada, e quando estiver falando com alguém, direcionar o olhar para a pessoa e a atenção em todos, principalmente em seus movimentos.
3º: Estar com atenção em todos os sons que chegam, principalmente no interior da sala como também fora e definir que tipo de som nos chega.
4º: Procurar ao ouvir a pessoa, não ser levado pelo que ela quer dizer e tentar descobrir qual seu objetivo na fala, o que quer dizer com aquilo o que está dizendo.
5º: Perceber quem está mais presente durante um depoimento e pergunt sua opinião. Isto quer dizer, compartilhar com os atentos a fala daquele momento da pessoa.
6º: Quem esteja distraída no grupo deve repetir o que foi falado. Não cobrá-Ia e colocar atenção nela. Se sua atenção melhorar pedir novamente para dizer o que achou do que foi dito.
7º: Durante toda a reunião colocar atenção no som interno.

18/06/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário