sexta-feira, 27 de setembro de 2013

AMORTECEDORES



 
No trem, os amortecedores existem para que não haja choque grande entre os vagões, principalmente quando freiam.
Nós temos vários EUS: uns bonzinhos, apressados, raivosos, etc. Para cada situação aparece um tipo com todos os seus defeitos. Eles somente existem porque não está sendo feita uma observação imparcial e objetiva sobre si mesmo. Como esquecemos dos momentos e acontecimentos, nos enganamos achando que somos sempre os mesmos. Então, aquilo que chamo de razão, prevalece no estado de vigília e a pessoa julga ser uma só. Quando fala, diz: Eu quero assim, penso assim, sou assim. O nível de compreensão é diretamente ligado à consciência limitada de quem está nessa situação. A pessoa sempre se considera certa e faz somente o que ela pensa ser o correto.
Quando uma pessoa boazinha se torna nervosa, ao descontrolar-se, acha que é a mesma, pois existem os amortecedores que ela não percebe. Mudando de um Eu para outro sem conseguir diferenciá-los. Ao se lembrar do acontecimento, diz que estava descontrolada, sem saber que no momento em que está controlada não é a mesma pessoa, é outra completamente diferente, tanto na forma de pensar como de sentir. O tempo vai passando e a pessoa acredita ser somente uma.
Vamos dizer que uma pessoa está atenta, sentindo o corpo e observando os sentimentos e pensamentos que possui. Quando um processo de acontecimentos se inicia a pessoa pode estar atenta e com isto ela não é nem boazinha e nem apressada ou nervosa. Ela pode ser qualquer uma delas no momento em que quiser por lhe ser útil, além de não deixar aumentar a raiva do outro que lhe ouve. Se isto acontecer (provocar raiva no outro), pode ter certeza que o observador também está no mesmo nível de compreensão.
O EU observador, tendo continuidade, elimina os outros EUS, não os deixando se manifestarem mesmo no estado de vigília. Com o passar do tempo, todos os eus se tornarão apenas um EU. É exatamente como o gráfico de uma batida cardíaca, uma hora está em cima, outra embaixo não ficando numa reta, pois isto significa a morte dos outros EUS. Ao se passar de um EU para o outro, aparecem os amortecedores que se manifestam como uma desculpa ou outra explicação para continuar fazendo o que sempre fez, pensou ou sentiu.
17/03/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário