quarta-feira, 19 de março de 2014

Fabricação de espadas nos dias atuais

            Uma outra atividade que juntamente com o Karate e o Trabalho de Gurdjieff esteve presente em todo a história de vida do Kyoshi Benedito Nelson foi a fabricação das tradicionais espadas japonesas. Jovem ele se interessou por este tipo de armamento e por toda a tradição que estas lâmina feitas artesanalmente carregam.
            Após muitas pesquisas solitárias, conversando com famílias japonesas, estudos a partir de livros e relatos de espadeiros de séculos passados, o Kyoshi logrou fazer uma lâmina da maneira tradicional, com a metodologia e a técnica necessárias para garantir as características diferenciadas das lâminas usadas pelos Samurais.
            O Kurokaji Sukehiro, nome de espadeiro do Kyoshi BNAS,em sua vida fabricou espadas para a venda à colecionadores que tem especial interesse nesta obra de arte e para demais interessados na cultura japonesa e nas tradições samurais. O aluno Guilherme Freitas, acompanhou como aprendiz as técnicas de fabricação das espadas a partir do ano de 2001, tendo recebido a orientação para fabricar espadas em todas as suas fases de acabamento desde as mais rústicas as mais sutis e delicadas. Quanto à confecção das bainhas, parte fundamental para a montagem da espada completa, Kyoshi ensinou ativamente a seu aluno Francisco das Chagas Araujo.
            A tradição de fabricar as espadas japonesas não cessou com a morte física de Kurokaji Sukehiro. Os alunos nesta antiga tradição Guilherme Freitas e Francisco das Chagas Araújo, já perpetuam os ensinamentos recebidos do mestre. Deste modo, a estes dois discípulos foi dada a incumbência e responsabilidade de atuar para a continuidade desta antiga arte Samurai, como todo o zelo e responsabilidade com as tradições japonesas como foi a vontade de seu mestre espadeiro.


5 comentários:

  1. Boa noite! Gostaria de conseguir o contato de Guilherme Freitas e/ou Francisco de Chagas Araújo para informações sobre restauração/afiação de uma espada japonesa original de 1945. Obrigado contato: fladeirapereira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Gostaria de ter contato para aprendizado na arte da espada, pois tenho interesse na fabricação das tradicionais espadas japonesas.
    Deixo meu contato
    paulo.cbsousa@hotmail.com.
    Desde ja agradeço e aguardo o contato.
    Paulo Cesar

    ResponderExcluir
  3. Boa noite mestre Benedito eu quero saber se o senhor ainda fábrica as espadas katanas. E qual o valor de uma encomenda por favor .

    ResponderExcluir
  4. Eu vejo muito seus videoa sou um fã de suas facanhas explendido sou fa também das espadas e gostaria muito de adquirir uma original feita pelo senhor .

    ResponderExcluir
  5. Boa dia Gostaria de conseguir o de vendas das espadas meu contato 92992954244 de weslley lima para informações telefone de uma espada japonesa original

    ResponderExcluir