segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Nível de Ser e Grau de Evolução




De uma forma ou de outra, quando nós, que nos esforçamos para manter o estado de alerta, consciência de Si (CS), nos encontramos, algo se posiciona na observação de si (OS) e ficamos nos observando, assim como os companheiros ficam em posicionamento de alerta. Mesmo que fiquemos distraídos por algum tempo falando, rindo, brincando, algo fica por trás esperando alguma falha como distração. Nesta situação de um grupo se reunir,  por mais alerta que esteja,  sempre alguma falha acontece, alguma coisa se esquece: não se vê o momento de fazer algo, etc. Isto não significa que a pessoa esteja dormindo ou que seu nível seja inferior ao do seu companheiro que está vendo o outro distraído, pois logo em seguida esta situação pode trocar e quem estava bem alerta pode também se distrair.
Numa reunião existe facilidade em manter o estado de alerta. No trabalho manual já é mais difícil. Quando existe algum assunto que se gosta é outra dificuldade e entre amigos e familiares também. O ambiente no qual vivemos é o mais difícil de se manter alerta, principalmente se gostamos ou não gostamos. Todos estes momentos tem altos e baixos e nos nivelam num determinado grau de evolução. Isto funciona tanto para nós do Trabalho, como para pessoas que estão fora dele. A diferença está no fato de que as pessoas que desconhecem o trabalho interior consideram o que pensam e sabem como a verdade de sua vida e aqueles que estão no grupo de G. não aceitam o seu conhecimento, gosto ou desgosto como algo que lhe pertença.  Estão sabendo que tudo o que hoje lhe é maravilhoso, amanhã pode se tornar horrível e que esta mudança só é possível, através de uma observação constante durante a vida.
Os níveis de atenção possíveis variam também de acordo com a necessidade. Uma pessoa diante do perigo fica num nível superior a outra que está dentro do cinema vendo um filme. Enquanto o primeiro sabe que a sua vida depende de sua atenção, o outro nem sabe que está vivo, está completamente identificado com o filme, pipoca, etc. Em nosso caso, quando nos encontramos o estado de atenção que temos que manter é o mesmo de uma pessoa em perigo.
Podemos classificar desse modo:
Níveis

7-         Morte eminente, participação num desastre.
            Treino de movimento, momento de exercício coletivo. (STB)
6-         Susto, apreensão de perigo
            Exercício individual ou coletivo fora do comum . (TB)
5-         Atenção de caçador. Soldado policial, bandido ao executa algum ato sem perigo de vida.
             Ex. individual comum
4-         Barulho repentino, chamamento de atenção por algum acontecimento não comum. (Burracheira)
            Observação de Si
3-         Reconhecimento de alguém na rua, procura de alguma coisa perdida em público.
            Lembrança de si (sombreado)
2-         Estado de vigília comum, atenção numa aula, reuniões sociais ,  etc.
            Estado de vigília comum
1-      Estado de identificação completa. Briga, raiva, contrariedade, discussão. Plateias em geral (cinema,  shows, festas, reuniões familiares).
Sonolência e sono

A partir do nível 3 é que se inicia algo que podemos chamar de estar atento. E o T. de G. considera-se a partir no nível 4.  Todas as pessoas possuem durante a vida a oportunidade de armazenar energia para acordar e transformar o estado de vigília em força de consciência, a diferença está em as pessoas comuns logo após terem conseguido esta energia, jogarem- na fora, através das tensões musculares, raiva, locubrações e fantasias na cabeça, voltando a estaca zero como sempre estiveram.
Se o ápice da atenção é 10, também é o controle sobre as emoções e movimentos seendo o mais baixo nível alcançando o mesmo número para baixo, isto quer dizer: total descontrole das atitudes, também conhecido como desvario ou loucura momentânea. Uma pessoa que possui um centro magnético e um tempo de trabalho não chega a este ponto, somente ao superior, e toda a pessoa que for de um grupo e chegar a este ponto, todo o seu esforço, que podem ser anos de trabalho, foram inúteis, para nada serviram. Uma pessoa dessa está se enganando e tentando enganar os companheiros.
O nível que uma pessoa possui é visto nos momentos de dificuldade e decisão na vida, com outras pessoas e coisas. As dificuldades nem sempre são fáceis de se notar: para algumas pessoas são as dificuldades emocionais pelos motivos diversos, outros a falsa moralidade, mas todas tem algo em comum que é a direção que suas vidas segue em direção contrária a da evolução do ser e o aumento da consciência.
Em nosso T. a acomodação é a estagnação dos esforços, por isso o rumo dos exercícios e esforços sempre são mudados para termos a chance de conhecer vários aspectos de nossa máquina psicológica e física.
Ao mesmo tempo em que uma pessoa fala e faz tudo num determinado momento, nós não estamos vendo quando seus reais valores da vida estão em jogo, nem poderemos saber quais são seus verdadeiros valores, pois é aí que situa-se seu nível de ser e sabemos que pode estar situado no FDS que não tem nada haver com a evolução do T. de G.
Existem dentro de nós esses valores e eles não precisam se apresentar para mostrar sua força, muitas vezes aparecem apenas alguns instantes e é o suficiente para mudar todo o rumo de anos de esforço que a pessoa fez com o T. de G. Mas na verdade este esforço foi apenas superficial, por trás o FDS comandava tudo.
Igual a um animal dormindo no escuro, quieto e bonzinho mas, se despertar, pode nos devorar e fugir de nós, como também pode ser um companheiro que nos ajudará a despertar. Se este dormir não significa que a pessoa não esteja no T de G. e aquele que despertar também não significa que ficará acordado. Pode ser que por uns pequenos segundos ele reconheceu sua própria situação e qual era seu nível e acima de tudo o que ele valoriza na vida. Se quer ou não evoluir com nossos trabalhos ou continuar na vida que sempre teve, a qual não consideramos como evolutiva linear, mas geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário