domingo, 24 de julho de 2016

GRAUS DE OBEDIÊNCIA - GRUPO DE TRABALHO DE GURDJIEFF

Em um grupo de T.G. existem graus de obediência que estão diretamente ligados ao centro Magnético e não ao nível de consciência. Podemos dizer que quanto maior a obediência, maior confiança ou fé a pessoa tem em relação àquilo que ela quer fazer. Aqui não estou dizendo da obediência como ameaças à pessoa, como existe num assalto, ou um pai amedrontando um filho por medo de perder algo (vida). Este tipo de obediência é referente ao perigo, uma defesa do C.Inst. para continuar vivendo a qualquer custo e o seguinte para se dar bem em outras situações ou não ser castigado pela obediência. É o mesmo caso de alguém ter algum interesse em obedecer com medo de perder algo:namorado, emprego, etc.
Nós consideramos obediência quando a pessoa obedece sem medo de perder algo e sim pela satisfação de se alcançar algo interior espiritual e não material. A fé, podemos dizer, é o nível humano mais alto de obediência. Então a numeramos com graus até o 7º pelo motivo de cada grau ser um centro de nosso corpo. Para o estudo do presente falamos somente até o grau 5.

·         Grau 1: a pessoa faz somente o que quer no momento e procura saber o que vai ganhar com aquela atitude e sempre acha que outro pode fazer em seu lugar.É puramente egoísta.
·         Grau 2: A pessoa obedece mesmo contrariada e achando ruim o que está fazendo. O 1 º grau não faz o que lhe contraria.
·         Grau 3: é um tipo de obediência que tem continuidade e ao se mandar uma vez, todas as vezes em que for necessário, não há a necessidade de dizer.A pessoa sabe o que deve fazer após ser mandado uma única vez e se não faz é por esquecimento.Existe uma satisfação em obedecer.
·         Grau 4: não esquece o que foi mandado a maioria das vezes e a obediência é uma satisfação e alegria interior .Mas tem que haver um nível de compreensão daquilo que está fazendo.
·         Grau 5: Não tem dúvida sobre a obediência e se não fizer será por medo e não por desconfiança. Este sentimento vem do C.Instintivo fazendo a pessoa não obedecer, mas não existe um limite que a force a desobedecer. Tudo fará sem nada esperar. Existe uma compreensão superior de que tudo que obedecer não só é para o seu bem como para o de todos. Mesmo que não tenha a mínima compreensão do que esteja fazendo. Dentro de si existe algo que sabe que um dia entenderá.

Não devemos esquecer que estes graus não são fixos e que de acordo com a situação,
uma pessoa do grau 3 em diante, poderá se tornar 4 ou 5. Os graus 6 e 7 dependem do nível de
consciência ou grau do ser.
Existem graus de obediência comum entre guerreiros, samurais, soldados, índios, etc. Dentro de todos eles o objetivo a ser alcançado é superior a própria vida. Isto acontece porque através da fé naquilo que se propõem, existe uma certeza de que sua atitude é contraria as três forças que dirigem o sono da humanidade. São elas o sexo, dinheiro e família. A pessoa que colocar estes três obstáculos acima de seus objetivos, sejam eles quais forem, jamais passará do nível 3 que requer a compreensão de sua atitude para ter motivo e gosto para fazer o que quer e não o que deve.
Tivemos vários exemplos, infelizmente como em tempo de guerra, onde tropas militares foram dizimadas e mesmo assim não se entregaram até chegar a hora da morte. Não devemos esquecer que o corpo físico de quem se propõe a obediência falhará, pois temos dentro de nós algo muito forte e antigo que conhecemos como C.Instintivo que existe para conservar a nossa vida à qualquer custo. Esta energia de cura se torna mais forte do que qualquer coisa que possa existir dentro do corpo.
Outra energia de mais alto grau que a obediência, a única força capaz de sobrepujá-Ia: a fé, uma energia superior individual do ser. Algo que também não devemos esquecer é que a obediência não depende da idade e nem da compreensão, mas de algo que a pessoa traz em algumas encarnações.
O que também mostra um grau de obediência 4 ou 5 é a força racial que possui. Ou melhor dizendo, a força de um determinado grupo de pessoas que já se acostumaram a ter um nível a cima de 4 dentro de sua sociedade como os japoneses, alemães antigos e outros grupos, até africanos.
Quando esta força da obediência é dirigida para a evolução do ser, não existe limite ou algo que a faça diminuir. Alguns exemplos que temos são no início do cristianismo, a entrega da vida para se ter a salvação dos céus. Isto aconteceu em várias partes do mundo e em muitas religiões diferentes.
Em nosso caso a obediência é interior e nós a modificamos pelos exercícios que nos propomos. Quanto mais tivermos lembrança de si, mais obediência teremos aos nossos objetivos.

11/03/2009 

Nenhum comentário:

Postar um comentário