As pessoas que estão no Trabalho de Gurdjieff se
colocam a disposição de reuniões, movimentos e trabalhos cansativos
fisicamente, isso levou-os a conhecerem-se entre si, até um certo nível de
disposição e situação de atitudes externas, isto deve ser acompanhado junto com
a disposição interior. A pessoa do Trabalho não deve apenas ficar presente
externamente, deve a todo momento ficar se observando e fazendo os exercícios
que conhecem, pois existe uma limitação em cada um de nós, podendo ser de
qualquer centro e isto podemos chamar de
desequilíbrio interior e normalmente é muito difícil da própria pessoa
perceber. Uma determinada pessoa pode até ter idéia de identificação, mas isto
é uma força, às muito maior do que a própria pessoa possa perceber em si mesmo.
Pelo simples motivo de que esta força existe mas não é colocado à prova, se num
determinado grupo se colocasse à prova o nível de identificação de cada pessoa,
possivelmente o grupo se desmancharia. Nos trabalhos de Gurdjieff não existe
provar alguém, pois num trabalho interior não existe competitividade, todos os
esforços são pessoais, para se auto-conhecerem e gradativamente cada elemento
do grupo vai evoluindo internamente, através de seu próprio esforço e se
livrando das identificações.
Woman in the mirror, Paul Delvaux, 1936. |
Existem inicialmente 3 tipos de identificações e a
partir desses 3 tem centenas de outros mais fracos. Nós nos identificamos com
objetos, que nos pertencem e também de outras pessoas, com pessoas e animais se
iniciando com os familiares e amigos próximos e acima de tudo com nós mesmos
que é o pior de todos, pois é o mais difícil de perceber. Uma determinada
pessoa tem uma série de costumes que adquiriu durante a sua vida, desde a
maneira de vestir , falar, comer, e os gostos pessoais por livros, filmes, tipos de pessoas, etc. Se perguntarmos a uma pessoa por que e
ela gosta ou faz uma coisa ou outra ela se justificará e se defenderá, até
julgará as outras que tenham gosto diferente, isto nada mais é do que uma forma
de identificação que deve ser observada e até trabalhada em cada um de nós,
pois pode por um motivo ou outro se transformar em impedimento para um trabalho
sobre si e sabemos que isto é uma porta onde uma pessoa não consegue
ultrapassar, é o limite de cada um. Se perguntarmos para um grupo se deixariam
o Trabalho de Gurdjieff todos afirmariam que jamais, em hipótese alguma
parariam de vir ao grupo, mas no decorrer do tempo, por algum motivo de
identificação pode se tornar um impedimento para um esforço de grupo.
Qualquer pessoa quer se esforçar para se tornar
imortal , sair do corpo, ter consciência superior, etc...mas quando os
verdadeiros impedimentos se apresentam tudo é esquecido e os motivos das
identificações se tornam muito mais forte do que a própria força que uma pessoa
conseguiu acumular durante meses e até anos de freqüência num grupo.Ao
perguntamos a uma pessoa o que é mais importante em sua vida, ela imediatamente
falará que é o grupo de Gurdjieff e até mostrará que está pronta para
sacrificar qualquer coisa de sua vida como serviço, família , dinheiro, etc.
Naquele momento, o que a pessoa falou é real e ela poderá até matar alguém ou
abandonar o que mais gosta. É um erro pensarmos que isto é a totalidade da
pessoa, , é apenas um eu daquele momento; e os outros? Onde estão? Qual é a
força que os outros tem? Somente saberemos se a situação da vida da pessoa a
colocar diante desses impedimentos.
Uma pessoa que está se obs alguns momentos outros não
mas ela se julga capaz de se observar a todo momento, é uma falsa idéia. Nós
não temos essa capacidade mas nós podemos nos determinar a não seguir em
hipótese alguma qualquer idéia que nos tire de uma observação imparcial de nós
mesmos então quando a força externa se
apresentar forçando a nossa identificação nós podemos dar um stop em toda a
nossa vida até aquele momento e na observação não deixar se manifestar absolutamente nenhuma voz interior, nenhum
sentimento, nenhuma atitude, nenhuma resposta, chama-se neutralizar-se. Esta é
a forma mais alta que um homem que se diz guerreiro pode ter. Aceitar a sua
própria incapacidade de fazer algo naquele momento e continuar todos seus
afazeres como se todos os acontecimentos exteriores incluindo seu próprio corpo
não fizesse parte do que está acontecendo e como um autômato, direcionar seu
corpo nas mecanicidades da vida apenas observando, incluindo os Trabalhos de
Gurdjieff. Nesta situação uma pessoa pode chegar a uma compreensão de nível
superior a da sua própria capacidade pois ela abandonou tudo aquilo que podemos
chamar de identificação e nesta situação existe uma força muito superior que
acompanhará a pessoa trazendo uma compreensão que poderia demorar anos para
tê-la.
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